Wednesday, July 15, 2009

 

Nem orgulho nem vergonha

No site do sapo é feita hoje a seguinte pergunta: “Portugal deve orgulhar-se do seu passado?”


Observações:
1.Não posso responder por ele. Aliás, ele mesmo também não. Só as pessoas individuais podem sentir, seja orgulho, seja qualquer outra coisa.
2.E eu orgulho-me do passado de Portugal, se é isso que se pretende averiguar? Não, não me orgulho. Nem me orgulho nem me envergonho.
3.O passado de Portugal, nas suas grandezas e misérias, não é obra ou responsabilidade minha, por isso não há razão para dele me orgulhar – quanto às grandes realizações – nem me envergonhar – quanto às grandes crueldades e injustiças praticadas.
4.Gosto de ser português e gosto muito da língua portuguesa. Mas sei que ser e falar português é apenas fruto de uma teia de acasos. E sei que de modo igual apreciaria ter nascido noutro país, receber outra nacionalidade ou falar outra língua.
5.O mundo parecer-me-ia um pouco diferente nas vestes, mas idêntico no essencial.
6.Também não me orgulho nem me envergonho do presente de Portugal. Pela mesma razão.

Labels: , ,


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?